15 julho 2015

Sangue Quente - Isaac Marion

Oi pessoal ! Hoje a resenha é com um tema um pouco diferente do que vocês estão acostumados a ver por aqui, mas só um pouco ... Calma aí ,vocês já vão entender :)

Título : Sangue Quente  
Autora : Isaac Marion 
Editora : Leya 
Ano: 2011
Páginas: 256
Gênero : Romance / Zumbis 
Formato : E-book 
Sinopse: R é um jovem vivendo uma crise existencial - ele é um zumbi. Perambula por uma América destruída pela guerra, colapso social e a fome voraz de seus companheiros mortos-vivos, mas ele busca mais do que sangue e cérebros. Ele consegue pronunciar apenas algumas sílabas, mas ele é profundo, cheio de pensamentos e saudade. Não tem recordações, nem identidade, nem pulso, mas ele tem sonhos. Após vivenciar as memórias de um adolescente enquanto devorava seu cérebro, R faz uma escolha inesperada, que começa com uma relação tensa, desajeitada e estranhamente doce com a namorada de sua vítima. Julie é uma explosão de cores na paisagem triste e cinzenta que envolve a "vida" de R e sua decisão de protegê-la irá transformar não só ele, mas também seus companheiros mortos-vivos, e talvez o mundo inteiro. Assustador, engraçado e surpreendentemente comovente, Sangue Quente fala sobre estar vivo, estando morto, e a tênue linha que os separa. 

Um livro cheio de amor , esperança e zumbis . Pode até parecer uma combinação bem estranha a princípio, mas apesar de ser um livro voltado a um período pós apocalíptico onde a maioria da população se tornou morta, o autor Issac Marion conseguiu colocar o amor acima de tudo, até mesmo de uma catástrofe .

Quando R salva Julie de seus outros colegas (que participaram do ataque) ele tem a intenção de conhece-la um pouco mais do que apenas através das memórias que o cérebro do namorado dela proporcionaram a ele . Porém Julie não faz ideia do que está acontecendo e fica a todo momento esperando sua morte iminente . Afinal, quem ficaria tranquilo estando na companhia de um zumbi ?

R a leva ao aeroporto e a esconde na sua "casa avião". Durante esse tempo que eles passam juntos, Julie vai percebendo que R é diferente dos outros zumbis que ela já enfrentou , que ele sabe expressar seus sentimentos e que tem gostos e preferências . Isso faz com que os dois comecem a pensar nos outros zumbis, imaginando se algum deles também tem essa capacidade . E se R consegue controlar a fome que vem do seu cérebro , os outros também podem.

A união entre eles acaba gerando uma reação em cadeia que vai transformando todos a volta. Porém há ainda os anciões dos zumbis , carcaças de esqueletos em estado avançado de decomposição , que já não tem nem mesmo carne sobre os ossos , ou olhos em seus glóbulos. Todos os outros zumbis os temem por sua agilidade e pelo que eles representam. 

Quando Julie é descoberta por eles no aeroporto, R decide que é hora de fugir e leva-la de volta para sua casa. Mas após deixa-la em segurança R percebe que já não pode mais viver sem ela , e calcula meios de entrar no estádio onde ela vive para revê-la , mesmo sabendo o perigo que corre caso seja descoberto...

***
Um romance leve e muito divertido , é o que eu diria desse livro . Há sim momentos tristes e mais pesados , afinal , nós estamos falando de uma história de zumbis ! Mas se é apenas isso que você está procurando esqueça esse livro . Você não vai encontrar muitas mortes e zumbis devoradores de cérebro como na série The Walking Dead ou nos livros que se originaram dela por exemplo.

O foco desse livro é a decadência humana , basicamente uma metáfora! A maneira como uma pessoa morta pode voltar a vida, e como uma pessoa viva pode perambular por aí como os mortos . O foco do autor é nos mostrar que ainda pode haver esperança para pessoas que desaprenderam a arte de viver , em um mundo caótico como nós vemos hoje em dia mesmo. 

Em vários momentos a gente pode perceber as ironias e as comparações, referências a nossa vida atual. Dava pra perceber que o autor estava utilizando de metáforas ao contar a história de R e Julie.
Que aliás , são personagens incríveis! R é bem peculiar em seu jeito de ser, ele tem um tique de erguer os ombros pra tudo ao invés de responder, que o deixa com um ar bem infantil e divertido. Julie é uma garota forte e corajosa , poucas pessoas enfrentariam o que ela enfrentou com tanta astúcia e determinação.

Enfim pessoal , foi uma leitura bem leve e divertida , completamente diferente do que eu imaginava, e isso me surpreendeu de uma maneira muito positiva. Recomendo para os fãs de histórias cativantes e bem escritas.... 

2 comentários:

  1. Eu gostei do livro, achei interessante. Quando li ele eu já tinha visto o filme, e o nome "Meu namorado é um zumbi" deu um tom meio adolescente demais pra história. Só por isso achei que o pessoal ia cair matando porque misturam zumbi, amor, namoro e essas coisas hahaha, mas adorei (os dois)! <3

    Parabéns pela resenha :)

    Bj
    Um Amor de Livro

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu ia comentei do nome do filme e ia falar do nome do livro, acabei esquecendo... Deviam ter mantido o nome "Sangue Quente" acho que retrata bem melhor a história.

    Um Amor de Livro

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigado pela sua visita. Vou adorar conhecer sua opinião sobre esse assunto, por isso deixe um comentário! Eu estarei lendo e respondendo assim que possível :)