18 maio 2015

Contos de Amor e Crime - Afobório

Contos de amor e crime
Titulo: Contos de Amor e Crime - Um Romance Violento
Autor: Afobório
Editora: Os Dez Melhores
Gênero: Contos 
Ano: 2014
Páginas: 124
Formato: Livro Físico  
Sinopse: Amor, brutalidade, crime, drogas,esperança.Respeito.Discriminação social, racial.Estes são os ingredientes que norteiam a vida de Jozz, o protagonista deste romance violento. Negro, pobre, morador da favela, sem nenhuma estrutura familiar, Jozz é o anti-herói que até admiramos, que até compreendemos, mas que queremos longe de nossas casas e de nossas vidas.Você poderá amá-lo ou poderá odiá-lo. Tudo depende das situações que você viu, ouviu e viveu. Através de um texto cru, direto e impetuoso, o escritor Afobório não mede palavras, e nem teme os militantes do politicamente correto ao falar sobre preconceito e segregação social, perturbando e colocando o leitor a refletir sobre o seu papel em um país que ainda esconde seu racismo, enfeita sua miséria, e ignora esta bomba-relógio que ameaça explodir a qualquer instante. Neste contexto, Jozz é um perigo.Mas quem não é?


Sinceramente? Eu não tenho palavras pra descrever esse livro! Mas vou tentar resumir...
Arrebatador. Tocante. Esmagador! Uma crítica fria e animalesca feita à sociedade desigual em que vivemos.

Em Contos de Amor e Crime o autor Afobório conta a vida de um rei do crime chamado Jozz. Toda sua trajetória de vida é  dividida em contos e nos mostra etapas da vida do personagem. Nelas são expostos todo seu ódio e toda sua indignação pra com a sociedade. Jozz não é um mocinho. Mas pelas suas circunstâncias de vida e até mesmo suas atitudes, é difícil juga-lo como um vilão. Pra ser bem sincera eu não utilizaria rótulos para definir sua personalidade.

Ele é apenas mais um, dentre tantos que são predestinados a viver de forma subjugada e submissa. Ele é só mais um negro que nasceu em uma favela, filho de mãe prostituta e criado por um padastro traficante que o despreza com todas as forças. Ele é só mais uma criança, que não teve uma oportunidade melhor na vida e então optou pelo crime. Ele é mais um, dentre tantos que se sentem mais seguros com uma arma no cinto do que dependendo de forças policias e governamentais. Ele poderia ser você. Ele poderia ser eu. O que nos difere são apenas  as circunstâncias!

A verdade é que nesse livro nós somos praticamente esbofeteados pelo autor a cada virada de página. É impossível não se sentir atraído e ao mesmo tempo indignado com a história narrada. É difícil até mesmo não concordar com as atitudes do protagonista. É, assim como dito na capa, um romance violento! Que irá tirar os mais conservadores da sua zona de conforto.

Um livro arrebatador e reflexivo. Uma escrita fluída e perfeita em todos os sentidos. O conjunto da obra em si, juntado com um trabalho impecável de revisão, torna deste, um livro indispensável na sua estante!

4 comentários:

  1. Obrigado, fico feliz que tenha curtido; sorte, luz e literatura, sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço pelo carinho de ter dedicado seu tempo a comentar minha resenha.*-*
      Parabéns pelo belo trabalho e que muitos outros possam vir por aí :)
      Abraços

      Excluir
  2. Nunca tinha ouvido falar do livro, mas agora....Estou doida para ler!!
    Amei o post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou Fabi! Aposto que vai adorar a leitura :)

      Excluir

Olá! Muito obrigado pela sua visita. Vou adorar conhecer sua opinião sobre esse assunto, por isso deixe um comentário! Eu estarei lendo e respondendo assim que possível :)